Idoso fica ferido após ser atacado por capivara no interior de SP: ‘Tentei espantar e ela avançou’


Morador de Jales (SP) conta que estava em um terreno quando foi surpreendido pelo animal e, ao tentar espantá-lo, foi atacado. Luiz Stafuzza, de 81 anos, que é aposentado e foi atacado por uma capivara em Jales (SP)
Rafael Honorato/Rádio Assunção
Um idoso de 81 anos precisou levar pontos após ser atacado por uma capivara, em Jales (SP), no início de janeiro. Durante o ataque, o animal mordeu o homem na virilha, rasgando a calça dele. A vítima também foi atingida nos braços.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em seguida, o aposentado foi encaminhado para o Pronto-Socorro Municipal, onde levou dois pontos na virilha e precisou tomar vacina antirrábica para evitar complicações.
Em entrevista ao g1, o aposentado Luiz Stafuzza, de 81 anos, contou que estava em um terreno baldio, acompanhado de um carpinteiro, quando viu o animal.
“Eu estava nesse terreno que cuido junto com um rapaz que estava carpindo quando vi essa capivara. Logo que tentei espantar, ela avançou” , conta.
Após o ataque, a capivara fugiu do local e não foi mais encontrada.
Luiz Stafuzza, de 81 anos, que é aposentado e foi atacado por uma capivara em Jales (SP), enquanto estava em um terreno
Rafael Honorato/Rádio Assunção
Incomum
A capivara vive em grupos entre 20 e 30 animais e encontra proteção contra os predadores na zona urbana. O macho da espécie pode chegar aos 60 quilos, sendo o maior entre os roedores vivos no planeta. Há fósseis ainda maiores.
De acordo com o biólogo Welber Smith, os ataques podem acontecer, mas não são comuns.
“Esse é um comportamento anormal. As capivaras realmente podem fazer isso, mas são animais ariscos. Quando uma pessoa se aproxima, elas acabam fugindo”, explica.
Ainda segundo o biólogo, apesar de serem encontradas com frequência nos centros urbanos, a recomendação é que as pessoas evitem aproximação ou contato com as capivaras.
*Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.