Capa do livro ‘Elis – Nada será como antes’, de Julio Maria
Paulo Karwall
♫ NOTÍCIA
♪ Esta é a capa inédita da reedição da biografia Elis Regina – Nada será como antes, escrita pelo jornalista Julio Maria e lançada originalmente em 2015. Com título que suprime o “Regina” do sobrenome da cantora na capa, o livro volta ao mercado com texto revisto e ampliado, acrescido de histórias inéditas, apuradas em novas entrevistas feitas pelo autor.
“Eu reescrevi o livro todo. Achei novos personagens e inseri mais a Elis na narrativa. Na primeira edição, ela tinha poucas falas entre aspas. Ao ampliar a pesquisa, consegui entrevistas de Elis e inseri trechos importantes delas no livro”, adianta Julio Maria.
A reedição ampliada e intitulada Elis – Nada será como antes chega às livrarias em 14 de março, três dias antes do 80º aniversário de nascimento de Elis Regina Carvalho Costa (17 de março de 1945 – 19 de janeiro de 1982), cantora gaúcha de atuação fundamental na música do Brasil de 1965 a 1982, ano da morte precoce da artista, a dois meses de completar 37 anos.
A capa da reedição do livro expõe Elis em imagem do fotógrafo Paulo Kawall. Elis gostava de Kawall, que assinava Paulo Vasconcellos na época da foto, feita por volta de 1979 (uma imagem similar, da mesma sessão de fotografia, foi exposta na capa do single póstumo Para Lennon e McCartney, lançado em março de 2024). Tanto que as anotações feitas pela artista em agenda, sobre o álbum que planejava gravar e lançar em 1982, revelam que Elis tinha decidido chamar Paulo para fazer a foto da capa do disco.
Julio Maria reproduz as anotações dessa agenda na reedição da biografia, incluindo a lista com cerca de 20 músicas alinhavadas pela cantora para o repertório do álbum que não teve tempo de concretizar.
Lançada em 2015 pela editora Master Books, a mais completa biografia de Elis Regina é reposta nas livrarias dez anos depois em edição da Companhia das Letras, editora de atuação mais forte no mercado literário brasileiro.
A reedição da biografia é dedicada por Julio Maria aos 32 entrevistados da edição original que já faleceram ao longo da última década.