Banco de Sangue de Sorocaba (SP) está recebendo menos de 90 voluntários por dia. Todos os tipos sanguíneos estão em falta no estoque. Hemonúcleo de Sorocaba registra queda de 30% no número de doações
O estoque de bolsas de sangue diminuiu drasticamente no Banco de Sangue de Sorocaba (SP). Além disso, no começo deste ano, o número de voluntários caiu 30%.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme apurado pela TV TEM, o período de férias diminui o número de voluntariados, o que afeta o estoque, que está com todos os tipos sanguíneos em falta. A situação é alarmante para a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que abastece mais de 48 hospitais da região de Sorocaba.
Para que os estoques fiquem em um nível adequado, é necessário que 120 pessoas se voluntariem todos os dias para fazer a doação. Atualmente, o posto de coleta recebe menos de 90 voluntários por dia.
“Temos pacientes com doenças crônicas que necessitam de sangue e de plaquetas para fazer o tratamento e sobreviver. Há também cirurgias de grande porte, acidentes e traumas que necessitam da doação. Por isso, precisamos ter o sangue disponível para atender todo mundo”, explica Frederico Brandão, gerente médico do Colsan.
“A gente faz de tudo para evitar, mas pode acontecer de ter um comprometimento com o atendimento dos pacientes, sendo necessário cancelar alguma cirurgia ou procedimento que precisa de suporte do sangue”, continua.
Estoque no Hemonúcleo de Sorocaba (SP) atinge estágio crítico
Reprodução/TV TEM
João Totti, de 17 anos, tem o orgulho de dizer que fez a doação de sangue. Para ele, ser um “super-herói” não é apenas ter poderes e, sim, também ajudar o próximo.
“Eu não tenho superpoderes para ajudar ninguém, mas eu acho que esse gesto faz com que a gente possa ajudar as pessoas sem precisar disso”, conta.
“Tem uma frase do criador do Homem-Aranha que eu levo para a vida. Ele diz que o ato de ajudar uma pessoa, não importa quem ela seja, já faz com que você se torne um super-herói de verdade”, finaliza.
João Toti é um dos voluntários no Hemonúcleo de Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Requisitos para doar sangue
Levar um documento oficial e original de identidade com foto, que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação);
Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
Pesar acima de 50 quilos;
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado, mas tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;
Doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto maior de 21 anos e levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos. O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica à do Termo de Autorização. O documento de autorização pode ser retirado no posto de coleta.
Para doar sangue, você não deve:
Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue;
Ser usuário de drogas injetáveis e inalatórias;
Praticar sexo não seguro com vários parceiros sexuais;
Ser parceiro sexual de portadores de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) ou hepatite.
Intervalos entre as doações
Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;
Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses;
O Hemonúcleo de Sorocaba está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro, e atende de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h30.
É possível agendar a doação pela internet. Para isso, basta acessar o site do hemonúcleo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM