Filhote de onça-pintada resgatado no Sul de Roraima passa por exames e se recupera de lesões


Fêmea esta no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Boa Vista e deve ser solto na natureza quando tiver recuperado. Filhote de onça-pintada passa por exames no Cetas em Boa Vista
Divulgação/Cestas-RR
O filhote de onça-pintada fêmea resgatado em uma chácara no município de Caroebe, ao Sul de Roraima passou por exames e se recupera dos ferimentos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Boa Vista. A informação foi divulgada neste domingo (26).
O animal foi resgatado por policiais da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa) nesta sexta-feira (24) após ser encontrado por um morador da região em uma área de mata e levado para a casa dele. (Veja no vídeo abaixo).
LEIA MAIS:
Homem encontra onça ferida em mata, leva para casa e aciona polícia no Sul de Roraima
Ainda na sexta, a fêmea foi submetida aos primeiros atendimentos. Foram realizados exames de rotina, incluindo coleta de sangue, tricotomia (raspagem dos pelos) e raio-X, com o objetivo de avaliar o estado de saúde do filhote e definir os próximos passos para sua recuperação.
Filhote de onça-pintada resgatada em Caroebe, Sul de Roraima
Divulgação/PMRR
De acordo com a PM, quando foi resgatado o animal estava contido em um abrigo insalubre e assustado devido às condições do ambiente inapropriado, além de arisco com a presença do homem. A onça tinha lesões e escoriações pelo corpo.
Após receber os cuidados necessários, o animal será reabilitado e reintegrado ao seu habitat natural.
🐆 Resgate da onça
Onça-pintada é encontrada em Caroebe, no interior de Roraima
O resgate aconteceu depois que o homem acionou os policiais, informando que havia encontrado o animal, que é jovem, ferido em uma área de mata. Após avistar o animal, o homem o levou para casa.
Para retirá-lo do abrigo, os policiais usaram uma gaiola de metal. O equipamento foi forrado com um assoalho de PVC e uma cobertura de palha de coqueiros para oferecer “o mínimo de conforto térmico para o transporte adequado e seguro do animal na carroceria da viatura policial”.
Maior predador das matas brasileiras e o considerada o maior felino das Américas, a onça-pintada pode chegar até 135 kg e 75 cm de altura. A espécie “reina” principalmente na Amazônia e no Pantanal.
Onça-pintada é resgatada no interior de Roraima.
Polícia Militar de Roraima/Divulgação

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.