O fim de semana no estado de São Paulo deve começar com regiões de instabilidades provocadas por frente fria por conta de um centro de baixa pressão a leste do litoral de Santa Catarina.
Com isso, pancadas de chuva devem acontecer em boa parte do estado. Na Capital Paulista e região metropolitana, o dia deve começar com sol e aumento no número de nuvens, à tarde a chuva volta a aparecer, de forma isolada.
Por conta da umidade, a previsão é de um clima extremamente abafado com temperaturas que variam entre 22º C e 31ºC, segundo o site Climatempo. Algumas regiões do estado ficam em alerta para possíveis temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 80 km por hora.
Domingo
Já o domingo (26) deve começar com nebulosidade na região Sudeste do Brasil. A frente fria deve se deslocar do Sul da região ao estado de São Paulo, o que pode criar mais instabilidades.
Nas regiões sul de Minas, litoral de São Paulo e sul do Rio de Janeiro podem receber pancadas de chuva com grande intensidade.
Na Capital Paulista deve haver registros de chuva durante a manhã, de forma isolada. A temperatura varia entre 22ºC e 29ºC.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:
• Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
• Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
• Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
• Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
• Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Defesa Civil também aconselha que quando houver uma tempestade rápida, é importante aguardar em local seguro até a passagem das chuvas. Caso a pessoa esteja na praia, em parque ou em algum local aberto e perceba barulhos de trovões, a pessoa deve procurar abrigo.
Para mais informações e atualizações sobre as condições climáticas, podem ser encontradas nos canais oficiais da Defesa Civil do Estado de São Paulo.