O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu ministros, nesta sexta-feira (24), para debater eventuais medidas que possam ser tomadas para baratear os preços dos alimentos. A questão tem impactado de forma negativa na avaliação do chefe do executivo federal.
Alerta
Lula pretende solicitar aos ministros soluções para aliviar o custo da alimentação para os brasileiros. Enquanto isso, a inflação do grupo Alimentação e Bebidas acumulou alta de 7,69% em 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O resultado é maior que a média nacional de inflação, que encerrou 2024 em 4,83%. Entre os principais itens alimentares que puxaram o índice inflacionário para cima estão carne, açúcar e café.
Força-tarefa
A reunião para discutir o problema acontece no Palácio do Planalto. Os ministros convocados foram Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária.
O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto também foi chamado.
Nova tentativa
A última reunião desse tipo para discutir a inflação do alimentos aconteceu em março do ano passado, mas a situação não melhorou. A avaliação positiva do governo apresentou queda nas análises dos principais institutos de pesquisa como Quaest, Atlas/Intel e Ipec (antigo Ibope).