SP: Faixa Azul reduz mortes de motociclistas em 47%

Motociclistas têm acesso à faixa azul em diversas vias da capitalPaulo Pinto/Agência Brasil

Entre 2023 e 2024, o número de mortes de motociclistas em vias de São Paulo que têm a faixa azul caiu 47,2%, segundo o Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito. O número passou de 36, em 2023, para 19 no ano passado.

Criada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e implantada em 2022, a faixa azul é uma via preferencial localizada entre as faixas veiculares 1 e 2.

A capital paulista conta com 212,2 quilômetros dessa sinalização, em vias como as avenidas 23 de Maio, Bandeirantes e Jacu Pêssego.

Modelo do exterior

Inspirado em modelos internacionais, como os de Copenhague e das Filipinas, o projeto segue os princípios de segurança viária “Visão Zero” e “Sistemas Seguros”.

Estudos da CET indicam que trafegar na faixa azul é até 20 vezes mais seguro para motociclistas em determinados corredores, como a Avenida Bandeirantes. A escolha da cor azul para a sinalização, que transmite sensações de calma e segurança, está em fase de regulamentação pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

De acordo com a prefeitura de São Paulo, “os casos de sinistros envolvendo motocicletas refletem em sobrecarga no sistema público de saúde, mais custos e prejuízo incalculável com vidas perdidas ou casos de invalidez de jovens. Anualmente, o município gasta cerca de R$ 35 milhões com cuidados de pacientes vítimas de acidente de moto na cidade”.

Próximos passos e impacto nacional

A iniciativa atraiu a atenção de autoridades de trânsito de outras cidades e países, como Porto Alegre, Recife, Feira de Santana, México e Espanha. Além disso, cidades como Rio de Janeiro, Distrito Federal e Belo Horizonte já estudam implementar projetos similares.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a Faixa Azul é uma política pública inovadora que “está salvando vidas e comprovando sua eficiência”.

João da Nica: a visão de um motoboy sobre a Faixa Azul

João da Nica conhece bem o trânsito de São Paulo, já passou por situações complicadas nas vias, mas está vendo diferenças com a sinalização.

Você já utilizou as Faixas Azuis em São Paulo?

Sim, já usei. Acho ótimo!

Por quê?

O ser humano, no geral, não tem bom senso. Só respeita se tiver faixa.

Acha que é suficiente?

Não é só sobre pintar uma faixa. Acho que é também uma questão de investir em informação e campanhas educativas. Mas a faixa, com certeza, traz mais segurança.

Pode dar um exemplo?

Onde tem faixa, o pessoal respeita. Onde não tem, é complicado. Vejo muito carro parado no meio da rua no semáforo, mesmo em vias largas onde caberiam dois carros. Isso acontece até quando tem faixa, mas a sinalização ajuda muito.

Então, você acredita que a Faixa Azul faz diferença no trânsito?

Sem dúvida. Quando tem faixa pintada no chão, o motorista fica mais esperto na hora de trocar de faixa, e o motoqueiro ganha um espaço para andar com mais segurança. Funciona pra caramba!

Você acha que a ideia poderia ser ampliada para outras cidades?

Com certeza. Deveria ter em todas as cidades com avenidas grandes e movimentadas. Quem sabe essa ideia não chega aqui em Campinas?

Histórico da sinalização na capital paulista

  • 25/1/2022 – 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
  • 6/10/2022 – 17 km na Avenida Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
  • 9 e 10/2023 – 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
  • 6/11/2023 – 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI.
  • 20/11/2023 – 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.
  • 4/12/2023 – 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.
  • 18/12/2023 – 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso à Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.
  • 1/3/2024 – 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.
  • 29/4/2024 – 8,1 km no total, sendo 2,25 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Avenida Braz Leme, no sentido bairro; 350 m na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; 1,7 km no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e 3,8 km na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.
  • 28/5/2024 – 3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu.
  • 29/5/2024 – 6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos.
  • 1/6/2024 – 7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d’Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing; no sentido centro, entre as Ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas.
  • 27/6/2024 – O Elevado João Goulart recebeu 5,5 km da sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. Já a Avenida do Cursino, conta agora com 1,74 km de Faixa Azul, entre a Rua Dom Villares e a Rua Marcos Fernandes.
  • 1/7/2024 – A pista expressa da Avenida Aricanduva recebeu 5,9 km de Faixa Azul entre a Rua Júlio Colaço e Avenida Itaquera, nos dois sentidos. A Avenida Salim Farah Maluf recebeu 9,7 km entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, também nos dois sentidos.
  • 29/07/2024 – A Avenida Gov. Carvalho Pinto teve a nova sinalização implantada nos dois sentidos entre a Rua Dr. Renato Maia e a Avenida São Miguel, totalizando 5,7 km. A Av. Calim Eid e a Av. Dom Hélder Câmara receberam a sinalização por uma extensão de 9,6 km, nos dois sentidos, entre a Av. São Miguel e Rua Catende. A Av. Inajar de Souza recebeu 6,92 km entre a Avenida Nossa Sra. do Ó e a Rua Edmundo Krug, em ambas as mãos de direção. Por fim, a Rua Vergueiro recebeu a faixa no sentido centro, entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Dr. Barros Cruz, por 700 m.
  • 2/9/2024 – Corredor Norte-Sul, sentido Santana recebeu Faixa Azul em quatro trechos: 2,1 km nas avenidas Moreira Guimarães e Rubem Berta, entre o viaduto João Julião da Costa Aguiar e o viaduto 11 de junho; 1,35 km na Avenida 23 de Maio, entre o Complexo Viário João Jorge Saad e a rua Joinville; 1,07 km na Avenida 23 de Maio, entre a alça de acesso ao Viaduto Jaceguai e a Passarela dos Piques; e 3,92 km no Túnel São João Paulo II, avenidas Prestes Maia, Tiradentes e Santos Dumont e Ponte das Bandeiras, entre a Passarela dos Piques e da Praça Campo de Bagatelle. O Corredor Norte-Sul, sentido Aeroporto, recebeu a sinalização em 600 m do Viaduto 11 de Junho e 400 m da Avenida Santos Dumont, entre a Avenida do Estado e a Rua dos Bandeirantes. Também receberam a nova sinalização as avenidas Sen. Teotônio Vilela – com 12,5 km entre as avenidas Atlântica e Paulo Guilguer Reimberg, nos dois sentidos – e Escola Politécnica – com 9,7 km entre a Marginal Pinheiros, a Praça César W. Proença e a Rodovia Raposo Tavares.
  • 3/10/2024 – A Avenida Professor Abraão de Morais com 6,14km, entre a Rua Vigário Albernaz e proximidades do Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos. A Avenida Doutor Ricardo Jafet, recebeu 5,36 km, no sentido Santos e no sentido Centro (São Paulo). No sentido Santos, foi dividido em dois trechos: entre as Ruas Coronel Diogo e Marcelino Champagnat e entre as Ruas Pedro Pomponazzi e Vigário Albernaz. No sentido Centro, os trechos foram: entre as Ruas Vigário Albernaz e Engenheiro Guilherme Winter e Vergueiro e Paulo Bregaro. A Rua Sapetuba recebeu 400 metros da sinalização entre a Rua Camargo e Avenida Professor Francisco Morato, sentido Centro.
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