‘Meu foco é trabalhar, não perder tempo com eventos burocráticos’, diz Zema sobre ausência em assinatura de concessão da BR-381


Governador de MG não esteve presente e não enviou representante para a assinatura do contrato de concessão de 303,4 km da ‘rodovia da morte’, em Brasília. Ausência foi alvo de críticas do governo federal. Lula assina contrato de concessão da BR-381 (foto ilustrativa)
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Em resposta às críticas que recebeu de ministros e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela ausência na solenidade de assinatura da concessão da BR-381, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse que “o foco dele é trabalhar, não perder tempo com eventos burocráticos”.
O presidente assinou nesta quarta-feira (22) o contrato de concessão da BR-381. O trecho da concessão tem extensão total de 303,4 km, começa em Belo Horizonte e vai até a cidade de Governador Valadares (veja mais detalhes abaixo).
Por meio das redes sociais, o governador disse que “o PT prometeu essa mesma obra nos 188 meses de governo, mas não entregou”, e que estará à disposição quando for para “colocar máquina na pista, fiscalizar ou inaugurar trechos”.
Zema se manifestou por meio das redes sociais.
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Durante a solenidade, Lula e os ministros criticaram a ausência de Zema e as recentes declarações do governador em relação à versão final da lei que repactua o pagamento da dívida dos estados com a União.
“Vi governador de Minas Gerais cobrando investimentos, no governo passado e agora, mas não o vejo aqui neste momento. Parece que a cobrança é mais política e menos pela obra. Isso apequena o gestor público”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao comentar a ausência de Zema no evento.
O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), participou da solenidade.
‘Rodovia da morte’
“Rodovia da morte”: trecho da BR-381 tem dois acidentes por dia
Conhecida como “rodovia da morte” por ser muito sinuosa, com pistas simples e de baixa manutenção, o trecho também apresenta outros problemas estruturais, como pouca iluminação e sinalização.
Apenas nas primeiras horas desta quarta (22), três pessoas morreram em uma batida entre caminhonete e carreta na BR-381, em João Monlevade.
A BR-381 apresenta intenso fluxo de caminhões e outros veículos. A via é muito utilizada no Brasil para escoamento de produtos industriais, já que atravessa o chamado Vale do Aço e também interliga os estados de Minas Gerais, São Paulo e o Espírito Santo.
O governo já havia tentado licitar a BR-381 em gestões anteriores, mas não obteve sucesso por falta de interessados.
Rodovia BR-381
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Concessão
Cinco praças de pedágio devem ser instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a cobrança vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e sinalização.
🔎Ao todo, a rodovia tem 1.181 km de extensão e abrange 21 cidades mineiras.
O governo vai fazer obras em dois trechos da rodovia concedida. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, os recursos já foram alocados, e as licitações, concluídas.
“Obras nos próximos meses aí para garantir o cronograma que o presidente Lula exigiu, fazer a concessão e também fazer a execução das obras nos dois trechos que foram responsabilidade do governo federal”, declarou.
Lula assina contrato de concessão da BR-381.
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Tarifa
O leilão do trecho de pouco mais de 300 km foi realizado pela ANTT em 2024.
O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km). A tarifa base prevista no edital varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.
A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381 e vai contar com investimento de R$ 10 bilhões (Capex e Opex) em 30 anos de concessão.
A proposta é que, com a concessão, 51 mudanças sejam feitas, como, por exemplo, a duplicação de 106 quilômetros de rodovia. O trecho abrange 13 cidades, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.
Além disso, o projeto prevê:
83 quilômetros de faixas adicionais;
51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros;
23 passarelas para a travessia de pedestres;
pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO);
áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
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