O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas amarelo e laranja para 21 estados brasileiros, válidos até quarta-feira (21). Em quatro deles, o aviso é de perigo.
Os alertas são válidos pelo menos até 10h, e abrangem praticamente todas as regiões do país. Sergipe, Alagoas, Roraima e Rio Grande do Sul são os únicos estados para onde não há alerta.
Alerta amarelo/laranja
Nos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Roraima os alertas são classificados como Perigo e Perigo Potencial.
Nessas localidades, é esperada chuva entre 20 e 60 mm por hora, ou 40 e 100 mm por dia, ventos entre 60km/h e 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta amarelo
Nas outras regiões indicadas pelo instituto (Acre, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Santa Catarina, Tocantins), a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm ao dia, com ventos intensos entre 40km/h e 60 km/h. Neste caso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é classificado como baixo.