Ato do TRT-RN, válido entre 20 de janeiro e 20 de março, permite vestimenta mais leve devido às altas temperaturas. Paletó e gravata são dispensados por tribunal do RN durante verão
Hunters Race via Unsplash
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) decidiu liberar juízes e advogados do uso de paletó e gravata no Fórum Trabalhista de Natal e nas Varas do Trabalho da capital durante o período de 20 de janeiro a 20 de março.
A medida foi adotada para aliviar os profissionais do calor intenso que caracteriza o verão no estado.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Onda de calor: funcionário pode largar o terno e gravata para trabalhar de bermuda e chinelo?
Apesar da flexibilização, o ato mantém a exigência de calça social e camisa social para as audiências, despachos e no trânsito pelas dependências do Fórum.
Esta é a primeira vez que o TRT-RN adota essa medida. O ato foi publicado pelo desembargador Eduardo Serrano da Rocha, presidente do Tribunal.
A medida começa a valer a partir da abertura do ano judiciário, dia 20 de janeiro e segue até o dia 20 de março, último dia do verão.
Em outras regiões do país, como no Rio de Janeiro, tribunais também já flexibilizaram o uso de vestimentas mais pesadas durante os meses de calor, como uma forma de adequar a vestimenta ao clima.
Calor intenso em Natal
O verão em Natal é caracterizado por altas temperaturas, com médias diárias de 31°C a 32°C nos primeiros três meses do ano.
Em janeiro, as temperaturas máximas podem atingir até 33°C, com mínimas em torno de 24°C, de acordo com o Climatempo.
Período de calor intenso no RN antes do verão
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN