No Setor Oeste, 30 casas foram atingidas, segundo bombeiros. Prefeitura decretou situação de emergência no município. Foto mostra crianças sendo resgatadas após casas ficarem alagadas em Planaltina, Goiás
Reprodução / Corpo de Bombeiros
Uma tempestade deixou pelo menos 120 pessoas desalojadas depois que casas foram invadidas pela água, em Planaltina, segundo o Corpo de Bombeiros. Aproximadamente 30 casas ficaram alagadas no Setor Oeste, informou a comandante dos bombeiros do município, Major Gyovana da Cruz, que está atuando no local.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), na terça-feira (14), a chuva foi de 128,6 milímetros. O previsto era de 60 mm, ou seja, choveu mais que o dobro do indicado na previsão. No mesmo dia, a prefeitura decretou estado situação de emergência no município, já afetado pelas chuvas intensas.
Em nota enviada ao g1, a prefeitura informou que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais e estaduais “estão mobilizados para atender as ocorrências, prestar apoio às famílias afetadas e executar medidas emergenciais”. Além disso, dizem que os danos estão sendo avaliados para implementar ações de contenção e prevenção de novos alagamentos (leia abaixo nota na íntegra).
LEIA TAMBÉM:
Parte da contenção da Marginal Botafogo desmorona durante chuva em Goiânia
VÍDEO: Pessoas jogam corda para salvar motorista ilhado durante temporal em avenida de Goiânia
VÍDEO: Mulher tenta salvar carro ilhado em alagamento após chuva em Goiânia
Pessoas e animais domésticos foram resgatadas pois estavam ilhadas nas próprias casas, informou o Corpo de Bombeiros. Foi necessário o uso de botes para realizar o resgate, devido ao alagamento. Uma mulher, de 32 anos, teve a casa inundada e relatou aos militares que o nível de água aumentava enquanto aguardavam o socorro. Não foi necessário suporte médico, segundo a corporação.
Pessoas sendo resgatadas em botes durante alagamento em Planaltina, em Goiás
Reprodução / Corpo de Bombeiros
De acordo com a major, essas pessoas afetadas estão sendo inscritas no ‘cadastro de áreas de risco’, com o objetivo de mapear e identificar quantas pessoas foram atingidas.
Ainda não há previsão de retorno das famílias para casa ou de recuperação do local, pontuou a major. Gyovana ainda afirma que algumas residências estão comprometidas, com rachaduras e o solo cedendo. Nenhuma casa foi interditada até a tarde desta quarta-feira.
A recomendação é que as pessoas não retornem para essas casas, mas a major disse que parte do grupo decidiu permanecer. Ela também informou que a prefeitura disponibilizou um alojamento para as famílias afetadas, mas até o momento estão ficando em casa de parentes.
120 pessoas ficam desalojadas após chuvas em Planaltina, Goiás
Nota da Prefeitura de Planaltina na íntegra
“A Prefeitura de Planaltina Goiás informa que está acompanhando de perto os impactos causados pelas fortes chuvas registradas na manhã de ontem (14), que resultaram em alagamentos em diversas áreas do município. Em virtude da gravidade da situação e com base no alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o prefeito Delegado Cristiomário decretou situação de emergência para agilizar as ações de resposta e assistência à população.
Destacamos que o presidente da Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes), Pedro Sales, está em Planaltina acompanhando de perto a situação e trabalhando em conjunto com a administração municipal.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais e estaduais estão mobilizados para atender as ocorrências, prestar apoio às famílias afetadas e executar medidas emergenciais. Equipes técnicas continuam avaliando os danos para implementar ações de contenção e prevenção de novos alagamentos.
Reforçamos nosso compromisso com a população e solicitamos que todos sigam as orientações dos órgãos competentes. Em caso de emergência, entre em contato pelos números oficiais disponíveis.
Seguiremos monitorando o cenário e mantendo a comunidade informada sobre as medidas tomadas.”
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás