Piloto da aeronave morreu. Casal e duas crianças foram retirados da aeronave com vida e levados para o hospital. Populares fazem primeiro resgate de vítimas de acidente em Ubatuba
Um vídeo gravado por um morador mostra o avião que se acidentou em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, nesta quinta-feira (9), momentos depois da explosão da aeronave na Praia do Cruzeiro (veja acima).
No vídeo é possível ver populares desesperados para fazer o resgate das vítimas na aeronave, que ainda estava em chamas. Ao fundo, é possível escutar o barulho de sirenes que se aproximavam do local.
Ainda nas imagens, as pessoas tentam jogar água nas chamas, mas elas não se apagam. Em seguida, um homem pega uma pedra grande e tenta quebrar um dos vidros do avião.
Segundo o diretor de segurança operacional da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, Miguel Ângelo, essa prontidão no resgate das vítimas evitou que a tragédia fosse maior.
“A proximidade, a prontidão, mesmo de pessoas alheias aos bombeiros, isso com certeza ajudou bastante o resgate pronto. A proximidade do socorro e do resgate, com certeza, contribuiu muito para que o resultado não fosse pior do que foi”, disse.
Polícia Civil e FAB abriram investigação sobre queda de avião em Ubatuba
Investigações
A Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo abriram investigações sobre o acidente com um avião com cinco pessoas que ultrapassou a pista do aeroporto e explodiu na manhã desta quinta-feira (9) na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba (SP).
O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida. Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas (veja acima).
Ao menos quatro órgãos vão apurar as causas do acidente. A Polícia Civil de São Paulo registrou um boletim de ocorrência sobre o caso e vai investigar possíveis responsabilidades criminais. A Polícia Federal também informou que adotou medidas imediatas para preservação de provas, coleta de informações e acionou a perícia.
O Ministério Público de São Paulo informou que fará uma apuração das circunstâncias com “objetivo de analisar fatos e apontar eventuais responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba”.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Cenipa foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
O objetivo do trabalho do Cenipa é identificar as causas do acidente e indicar procedimentos para evitar que novos acidentes aéreos aconteçam.
Quem são os feridos e o piloto morto
Piloto Paulo Seghetto de avião que caiu em Ubatuba e os passageiros Bruno Almeida, sua esposa Mireylle Fries e os filhos
Reprodução
Cinco pessoas estavam na aeronave:
O piloto, Paulo Seghetto, era Goiânia. Ele morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.
Um casal e duas crianças (sobreviventes): ocupantes são Mireylle Fries, de 41 anos, o marido dela, Bruno Almeida Souza, de 41, e os dois filhos, de 4 e 6 anos. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.
A capitã dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma divulgada pela Secretaria de Segurança Pública e pela Prefeitura de Ubatuba.
⚠️O vídeo abaixo mostra o momento exato em que uma criança estava sendo resgatada de dentro da aeronave:
Criança é resgatada de destroços de avião após queda em Ubatuba
Pista do aeroporto é curta e perto do mar
O Cessna Citation que se acidentou precisaria de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança, apontam dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto.
O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada.
Segundo a operadora do terminal aéreo, o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no município do litoral paulista.
Aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m.
Arte g1
Saída da pista no momento do pouso
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a aeronave passou pelo que é chamado de excursão de pista, quando o avião sai da pista no momento do pouso ou da decolagem.
Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP
João Mota/TV Vanguarda
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo (transporte comercial de passageiros), mas com situação de aeronavegabilidade “normal”. Isso significa que o avião poderia ser usado normalmente para uso particular do dono.
Mapa mostra pista onde avião deveria ter pousado.
Arte g1
Relatos das testemunhas
A explosão do avião de pequeno porte na Praia do Cruzeiro impressionou turistas e moradores que testemunharam o acidente.
“Estava passeando de carro, porque estava chuviscando. Fiz um retorno logo após passar por frente da pista, porque eu ia retornar, quando ouvi um [barulho] forte [do] motor da turbina. Atravessou na minha frente. Por coisa de 50 metros ele não me arrasta. Explodiu na minha frente. Fiquei em pânico, estacionei e estou tremendo até agora”, disse o professor Eduardo Gava.
Um carro que passava pela orla quase foi atingido pelo avião. Em entrevista ao Jornal Hoje, a motorista do carro contou que precisou desviar e subir em uma calçada, para impedir que as chamas da explosão atingissem o veículo.
“Foi assustador. O avião não caiu, ele pousou e não conseguiu parar, ele atravessou a avenida e o susto foi muito grande, porque com a explosão a impressão que deu era de que o fogo ia tomar o nosso carro”, lembrou Márcia Maria de Oliveira Reis, que dirigia o carro.
O modelo do avião: Cessna Citation
A aeronave é da fabricante norte-americana Cessna. O modelo é o Citation 525, que tem capacidade de levar até sete passageiros e dois tripulantes.
No acidente registrado no litoral paulista, havia cinco passageiros e um piloto. De acordo com dados da Agência Nacional de Avião Civil (ANAC), a tripulação mínima prevista na certificação C525, a exigida pelo modelo, é de apenas um tripulante.
De acordo com dados da fabricante, o peso máximo para decolagem é de 4.853 kg e o de pouso é menor, de 4.491 kg. Ainda não se sabe em quais condições o avião que caiu em Ubatuba estava voando.
O avião Citation tem 13 metros de comprimento, 4,2 m de altura, 14,39 m de envergadura e entre-eixos (distância entre os trens de pouso) de 4,67 m. A capacidade de bagagem é de 329 kg. Ainda de acordo com a fabricante, a distância mínima para pouso é de 789 metros.
A velocidade máxima da aeronave é de 748 km/h e a autonomia é de 2.871 km.
Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, SP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina