Modelo promete economia de 12% de combustível com sistema híbrido leve. Em 2024, foram vendidas pouco mais de 7,8 mil motos eletrificadas no país, menos de 0,5% dos mais de 1,8 milhão de modelos emplacados. Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected
divulgação/Yamaha
Após anunciar uma scooter 100% elétrica para o Brasil, a Yamaha apresenta uma versão híbrida da Fluo ABS, que chega com poucas mudanças visuais e custa R$ 1,4 mil a mais devido ao sistema eletrificado.
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected possui algumas alterações em comparação com a versão não eletrificada. Os destaques visuais incluem um detalhe azul acima do farol, laterais alongadas para cima e carenagem com menos curvas, como o para-lama frontal, que agora tem linhas mais retas.
No sistema, há mudança no painel de instrumentos. Ele continua digital e sem tela colorida, mas reduziu a quantidade de luzes indicadoras fixas, transferindo algumas para o display. Com isso, o painel ficou mais largo e ganhou extras, como um indicador de ligação perdida no celular.
LEIA MAIS
LISTA: veja as 10 scooters mais vendidas do Brasil em 2024
LISTA: veja 20 lançamentos de motos que chegam às lojas em 2025
Shineray lança três modelos para incomodar a líder das custom Royal Enfield
Comparativo de scooters: Shineray Urban encara a Honda ADV
Sistema híbrido empolga pouco
O sistema eletrificado da scooter é do tipo híbrido leve. Assim como na maioria dos carros com esse tipo de conjunto, o motor elétrico não consegue tracionar as rodas de forma independente.
Ele está acoplado a um motor monocilíndrico de 125 cilindradas com câmbio automático do tipo CVT, que recebe auxílio do sistema elétrico nas seguintes situações:
Partida;
Nas subidas;
Acelerações mais intensas;
Retomadas;
Ultrapassagens;
Quando há passageiro ou carga adicionais.
Assim como a versão sem sistema híbrido, a nova scooter possui conexão Bluetooth para enviar dados ao aplicativo no celular, como status da bateria e óleo do motor, local de estacionamento e histórico de consumo de combustível nos últimos trajetos.
O auxílio do sistema híbrido é de 0,06 kgfm, com energia captada diretamente da bateria de 12 volts, e dura apenas três segundos. Isso alivia o esforço do motor a combustão, prometendo economia de combustível.
Em comparação com a geração anterior, que não possui motor eletrificado, a redução no consumo de gasolina é de cerca de 12%.
Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected
A aposta da Yamaha é atrair consumidores e aquecer o fraco mercado de motos eletrificadas. Em 2024, foram comercializadas apenas 7.820 unidades no Brasil. Esse número representa apenas 0,42% do total de motocicletas emplacadas no ano, que passou de 1,8 milhão de unidades, segundo a Fenabrave.
No Brasil, não há concorrentes diretos para a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected, pelo menos por enquanto. Ela compete com outros modelos de scooter a combustão, como Honda Elite, Shineray Jet 125ss EFI e Rio 125 EFI, além de modelos da própria Yamaha, como a Neo’s 125.
Todas essas scooters custam bem menos que os R$ 16.690 sugeridos para a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected, que aposta em diferenciais como o menor consumo de combustível, chave presencial e painel digital com mais informações, incluindo ícones para alertar sobre chamadas perdidas e mensagens recebidas no celular.
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected começa a chegar às concessionárias a partir de fevereiro.
Veja a ficha técnica da moto