Forte temporal em Guarujá, SP, aciona sirene de evacuação pela 2ª vez em três dias; VÍDEO


Defesa Civil destinou ajuda humanitária para quem foi abrigado temporariamente em uma escola municipal. Houve seis pontos de deslizamento na cidade. Um vídeo, obtido pelo g1, mostra um condutor dirigindo na contramão da Avenida dos Caiçaras ao não conseguir avançar por causa de um alagamento (assista acima). Um segundo motorista também aparece dando marcha a ré em meio à tempestade.
Uma tempestade que atingiu Guarujá, no litoral de São Paulo, fez 54 pessoas deixarem as casas temporariamente na noite de sexta-feira (31). Diante das informações meteorológicas, a Defesa Civil fez a sirene de emergência ser acionada pela segunda vez em três dias e enviou alertas aos celulares dos moradores, sendo um de nível severo e dois de nível extremo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a Defesa Civil Estadual, foram registrados seis pontos de deslizamentos e nenhum ferido. Devido aos escorregamentos de terra e vegetação, dez moradias foram interditadas preventivamente, uma na Rua Goiás, outra na Rua Argentina, sete na ladeira principal no Morro do Engenho e mais uma na Rua 28, no bairro Vila Júlia.
Das 54 pessoas que evacuaram as casas, 40 foram alojadas em casas de amigos e parentes e 14 dormiram em um abrigo emergencial montado na escola municipal Sérgio Pereira Rodrigues, na região da Enseada.
A Defesa Civil informou que os moradores afetados pelo temporal começaram a retornar para as casas na manhã deste sábado (1) após vistoria e autorização de agentes do órgão.
Alertas
20h05: Alerta severo para toda a cidade
20h28: Alerta extremo a população da a Barreira do João Guarda, onde a sirene soou.
20h51: Segundo alerta extremo foi enviado para o Morro do Macaco.
Morador recebeu mensagem no celular devido às fortes chuvas
Arquivo pessoal
Mais impactos do temporal
Foram registradas duas quedas de árvores, uma na Avenida Marjory da Silva Prado e uma na Rua Gilberto Glasser. Já na Avenida Rio Amazonas, o nível da água de um córrego se elevou e danificou uma ponte para travessia de pedestres.
Para prestar apoio nas ocorrências, uma equipe do órgão estadual se deslocou até a cidade durante a madrugada deste sábado. Pela manhã, foi enviado material de ajuda humanitária com 550 itens, como cestas básicas, colchões, cobertores, kits de higiene, kits de limpeza, lonas e fitas de isolamento.
Acumulados
Chuva afetou vias públicas na cidade de Guarujá (SP) durante a noite
Daniela Dilelio e Defesa Civil de SP/Divulgação
Segundo a Defesa Civil estadual, Guarujá registrou um dos maiores acumulados de chuva do estado entre as 7h de sexta-feira (31) e as 7h deste sábado (1º). Em Balneário Pernambuco, foram 110 mm de chuva, enquanto no Perequê, em um ponto de medição, o acumulado foi de 108 mm.
A cidade de Bertioga também aparece entre as mais afetadas, com 100 mm de chuva no mesmo período.
Veja abaixo os dados, com base no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
Guarujá (Balneário Pernambuco): 110 mm
Guarujá (Perequê 2): 108 mm
Bertioga (Jardim Lido): 100 mm
Guarujá (Vila Baiana): 93 mm
Guarujá (Enseada): 90 mm
Guarujá (Morrinhos): 78 mm
Guarujá (Jardim Helena Maria): 71 mm
Veja a situação em cada cidade:
Ajuda humanitária foi enviada para Guarujá (SP)
Defesa Civil de SP/Divulgação
Santos
A Prefeitura de Santos informou, às 8h30, que o índice pluviométrico das últimas 72h foi de 163,4 mm. Os morros estão em estado de atenção, mas não houve registro de ocorrências.
A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) disse que o único ponto de alagamento registrado na cidade fica na Avenida Nossa Senhora de Fatima com a Rua Ana Santos, em ambos os sentidos, na faixa da esquerda, que estava intransitável na manhã deste sábado.
Bertioga
Em nota enviada por volta de 8h15, a Defesa Civil de Bertioga disse que o índice pluviométrico das últimas 24h foi de 99,64 mm. Até o início da manhã, não houve chamados para ocorrências. As equipes estão operando dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), no nível de atenção.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informou, por volta de 10h40, que o acumulado de chuvas nas últimas 24h foi de 55mm. Até o presente momento não foram registradas quaisquer ocorrências junto ao órgão competente.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente informou que, até a manhã deste sábado, a Defesa Civil não registrou ocorrências ou acidentes causados pelas chuvas. Os dados pluviométricos, da atualização das 9h, apontam 23,8 mm nas últimas 24h. O nível vigente é de atenção.
Cubatão
Segundo a Prefeitura de Cubatão, também não houve ocorrências na cidade. Por volta das 10h20, o acumulado pluviométrico das últimas 24h era de 33,4 mm.
O g1 procurou as demais cidades da Baixada Santista para informações sobre possíveis ocorrências, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.